quinta-feira, 2 de abril de 2020

as três peneiras

tem uma história de um filósofo antigo que encontrou um amigo, e esse disse que precisava lhe contar alguma coisa.

Esse filósofo, então, perguntou: isso que você vai me contar passa pelas três peneiras da sabedoria?

O sujeito perguntou o que seriam as três peneiras. E o pastor (para contextualizar e o pessoal entender melhor) lhe respondeu: a primeira peneira é a da verdade. o que você vai me contar é verdadeiro? Olha, eu não estou perguntando se você ACHA OU GOSTARIA que fosse verdadeiro. Eu estou perguntando se o que você vai postar (para contextualizar de novo) É verdadeiro. Se você sabe disso, se você tem como provar isto. Pois bem, se não é verdadeiro ou você não sabe se é verdadeiro ou falso, NÃO COMPARTILHE (contexto).

A segunda peneira é a da bondade. O que você vai me contar é uma coisa boa? Ela vai ajudar a construir ou desconstruir um caminho? Presta atenção, não estou perguntando se isto é bom para você porque você gostaria que assim fosse. Eu estou falando de produzir um bom fruto.

A terceira peneira é a da necessidade. O que você vai compartilhar, comentar, dar sua opinião é necessário que seja feito? Para além da sua necessidade de emitir uma opinião, é necessário esse comentário para a solução de um problema coletivo?

Seria interessante se fizéssemos esse esforcinho na hora de compartilhar alguma coisa.
Agora mais ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quem ouve? quem houve?

quem ouve? quem houve?